TOP 5 PARQUES NATURAIS PARA VISITAR NA CALIFÓRNIA

A Califórnia é um estado diverso: entretenimento, cultura, gastronomia, compras, praias, deserto e parques naturais. Quando o assunto são atrativos turísticos, não nos faltam motivos para viajar para a Golden Coast. E já que na minha bagagem carrego mais de 30 anos morando na Califórnia, nada como listar os cinco parques que merecem ser visitados por aqui. Afinal, na retomada do turismo pós-pandemia, a preferência vão ser por passeios ao livre e em contato com a natureza. Separa o bloquinho para anotar todas as dicas dos Top 5 Parques Naturais para visitar na Califórnia:

Yosemite Park – Foto: Instagram Yosemite

O Yosemite Park é um dos parques naturais mais bonitos que já pude visitar e um dos mais belos dos EUA. A impressão ao chegar lá é como se estivéssemos entrando no paraíso com a sua beleza imponente e que reúne diferentes paisagens: montanhas, rios, cachoeiras, bosques de sequoias, picos de granitos e muito verde. 

O Yosemite foi considerado um dos primeiros parques dos EUA, ele existe desde 1855 e está a aproximadamente 260km de São Francisco. Além disso, o Yosemite Park foi considerado, em 1984, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Criado no centro de Sierra Nevada, o Yosemite precisa estar na sua lista de locais para visitar na Califórnia! Aposto que você não vai se arrepender. 

Já o Joshua Tree, fica na parte mais desértica e fascinante ao sul da califórnia. Um dos parques naturais que merecem ser visitados, o Joshua Tree é parada obrigatória se você vai para a região de Indian Wells/Coachella Valley/Palm Springs, que é considerada um destino de “fuga” de diversas celebridades. 

O Joshua Tree Park fica a aproximadamente 50 minutos de quem sai de Palm Springs e em torno de 2h de Los Angeles. Além de ser um destino para quem ama acampamento e trilhas também, o nome do parque natural se deve a uma espécie de cacto rara que é encontrada nesta região chamada Joshua Tree ou “árvore de Josué”. 

Pôr do sol no Joshua Tree National Park | Foto: Robb Hannawacker

Além disso, reza a lenda que essa árvore “Joshua Tree”  tem esse nome devido a uma lembrança de um trecho bíblico. Reza a lenda que a Yucca Brevifolia, nome científico da Joshua Tree, ao ser vista por um grupo de mórmons que atravessam o deserto de Mojave viram a árvore e logo recordaram da passagem da Bíblia em que Josué (Joshua) ergue as mãos para o céu e ora. Por isso, com essa semelhança, a árvore que é símbolo do deserto foi chamada de Joshua Tree e, consequentemente, deu nome ao parque. 

O Joshua Tree National Park é deslumbrante com o visual típico do deserto, mas que reúne diversos tipos de vegetação e também de espécies animais. Definitivamente, é um parque que merece ser visitado ao vir para a Califórnia. Mas, é claro, não preciso nem dizer que é preciso roupas confortáveis, né? 

Uma vez na Califórnia, não deixe de visitar o parque natural de Rosewood que apresenta inúmeras opções de caminhas, diferentes tipos de vegetação e, claro, para quem ama acampar é destino perfeito. A grandiosidade do parque e sua beleza chamam a atenção de quem visita. Localizado ao norte de São Francisco, numa região do litoral montanhoso californiano bem perto de Crescent Cit, Redwood impressiona com uma floresta de sequóias, as mais altas do mundo. Além disso, não é só a beleza vegetal que nos encanta, mas a fauna ali encontrada: podemos ver leões marinhos, águas e o extinto pelicano marrom, típico do estado da Califórnia. 

Além de ser considerado Patrimônio Mundial da Unesco, desde 1985, o Redwood Park também é famoso pela sua aparição nos filmes Hollywoodianos, já que foi cenário do filme “O Retorno de Jedi”, da famosa série de ficção científica Star Wars. Um dos cantinhos mais especiais do Redwood Park é o High Bluff Overlook, onde você você pode sentar para admirar o visual, fazer o piquenique e ainda admirar não só a paisagem, mas os animais ali encontrados, como os leões marinhos e as baleias. É apaixonante!

Agora, devidamente com roupas confortáveis, a trilha Yurok Loop merece destaque, pois ela atravessa a Hidden Beach, uma praia de um cenário selvagem único. Prepare a câmera, pois é difícil escolher o melhor ângulo para fotografar!

O Death Valley National Valley é um dos parques para visitar na Califórnia que mais me encanta e tem um motivo: os contrastes do parque são deslumbrantes! Ao mesmo tempo que podemos admirar uma paisagem desértica, nos deparamos com lagos e montanhas bem coloridas coloridas, além de uma variedade enorme de animais. 

Além disso, o Death Valley é considerado o lugar mais quente e mais seco dos EUA, sabia? Outro ponto que chama a atenção é a grande variação de altitude que podemos encontrar por lá: há pontos que estaremos a menos de 80m abaixo do nível do mar, mas também vamos chegar em locais com mais de 1.000m de altitude. Inusitado, não é?

Foto: https://www.nps.gov/deva/index.htm

Perfeito para os amantes de natureza, o Death Valley fica localizado exatamente na divisa entre Califórnia e Nevada: ou seja, se você pensa em ir da Califórnia para Las Vegas, ou vice-versa, não pense duas vezes: faça uma parada no parque. Sendo assim, o Death Valley fica aproximadamente 2h de Las Vegas, 4h de LA e umas 3h do Yosemite Park. 

O Death Valley reúne diversos cantinhos especiais, mas a parada obrigatória se chama Dante’s View, o ponto mais alto do parque. Lá de cima, a sensação é que estamos perto do céu e conseguimos enxergar o Mt. Whitney, que é o ponto mais alto de todo os EUA com seus mais de 4.000m. 

No Dante’s View, é possível ter uma vista panorâmica de toda região, mas para chegar até esse ponto, é preciso um pouco de esforço, pois há muitas curvas. No entanto, ao chegarmos lá em cima, a vista recompensa e ficamos apaixonados!

Outro fato curioso é a origem do nome Death Valley, que em português significa Vale de Morte. Segundo contam, o parque recebeu esse nome devido a Corrida do Ouro no estado da Califórnia, em 1849. Durante essa época, a travessia do vale não era fácil e, depois que 13 pioneiros morreram nas primeiras expedições, os garimpeiros que exploraram a região em busca do ouro, assim o batizaram. 

Para encerrar a díficil lista dos cinco parques que merecem ser visitados na Califórnia, o Sequoia National Park também merece um espaço no seu roteiro. Localizado em Sierra Nevada, região montanhosa da Califórnia e que também abriga o Yosemite Park, nada se compara a sensação de caminhar pelas gigantes sequóias: é um momento que nos sentimos bem pequeninos!

Um dos pontos altos do passeio é o General Sherman Tree: além de caminhar por entre árvores milenares, você vai se deparar com a mais antiga: passa dos 2.500 anos e tem nada mais, nada menos que 83m de altura e quase 8m de diâmetro! 

Sequoia National Park – Crédito: Sequoia High Camp

Além dessa parada, outros dois locais valem a pena: o Giant Forest Museum, um pequeno museu que conta mais sobre as sequoias e sua preservação. Se você ama, assim como eu, assistir a um belo pôr do sol, não hesite: caminhe até Moro Rock. Lá do alto, uma vista panorâmica do parque te espera para fazer se encantar ainda mais. Definitivamente, um pôr do sol ali é inesquecível! 

Portanto, essas foram os cinco parques que merecem ser visitados em sua viagem à Califórnia: vistas deslumbrantes, diversidade de fauna e flora, além de muito contato com a natureza e cliques lindos! Gostou da dica? 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *